5 dicas para arrasar, já nos primeiros minutos da apresentação!

Se você não for interessante, não haverá plateia.

Fazer com que os ouvintes fiquem atentos durante a sua apresentação, reflitam sobre a mensagem e compartilhem o que assimilaram é um dos objetivos de quem se comunica. Seja para informar, entreter, motivar ou ensinar, sempre que nos comunicamos queremos ser notados e bem avaliados, para isso, há algumas formas de conquistar o interesse da sua plateia e hoje vou expô-las aqui.

COMECE COM UMA FRASE DE IMPACTO

Para quem não sabe eu sou jornalista, então frases de impacto fizeram por muitos anos parte da minha rotina na redação em TV. Imagine que a introdução da sua apresentação ou o tema sejam a manchete de um jornal. Tem que causar impacto. Sabe o plantão da Globo que entra em qualquer horário porque algo grave será noticiado? É isso!  A sua abertura tem que cair como uma bomba em cima da plateia. Exemplo: se você não for interessante não haverá plateia. Você vai me perguntar: como assim? Simples! O bem mais precioso no mundo atual é a atenção. Cada um se vira de um jeito para chamar a sua. Uns dançam nas redes sociais, outros contam piadas, outros odeiam e há os polêmicos. Tudo com um único objetivo: chamar a atenção para poder comunicar o que se quer dizer.

Se a “Live” for chata a gente passa o dedo e segue adiante. Se o texto for morno, a gente para nas primeiras linhas e se o vídeo ou palestra não engatarem nos primeiros minutos, se faltar dinamismo, ritmo na fala, no tom da voz, muitos desviam a atenção para o celular, mexem na bolsa e por aí vai.    

FAÇA UMA PERGUNTA QUE LEVE A REFLEXÃO

Outro modo de impactar no início da apresentação é abrir com uma reflexão, uma pergunta ou uma pergunta que leve a uma reflexão. Confuso? Claro que não. Existem perguntas tolas e existem aquelas que nos fazem encontrar a solução para um problema. Exemplo: imagine se você não tivesse medo de falar em público, se falasse de forma assertiva nas reuniões de equipe e se tivesse na internet passando um pouco do que você sabe sobre seu trabalho? Essa é uma pergunta que leva a reflexão.

TENHA BOM HUMOR

De repente você vai começar a falar e é surpreendido por algo engraçado no ambiente da apresentação. Essa é a sua chance de chamar a atenção pelo senso de humor ou rapidez na resposta. Eu não oriento meus alunos a contar piada se essa não for uma arte que eles dominem. Ninguém merece estar na plateia e ser surpreendido por uma piada sem graça ou ter que rir de algo que já sabe só por educação.

Fazer piada de si mesmo, de um erro que você tenha cometido e que você consiga rir disso, isso sim traz autenticidade, similaridade e quebra a resistência da sua audiência.

CONTE UMA BOA HISTÓRIA

Você pode iniciar sua apresentação contando uma história. As pessoas adoram ouvir boas histórias. Essa história tem que abrir o caminho para os argumentos da sua apresentação. Exagere um pouco no drama, seja engraçado se for o caso, tenha uma comunicação não verbal coerente. Braços, pernas, olhos, ou seja, seu corpo tem que contar a história junto com sua fala. Ser teatral ajuda.  

JOGUE PARA TORCIDA

Mostre para sua audiência os benefícios que terão ao estarem com você durante aquela apresentação. “Vocês sairão daqui muitos mais confiantes aos conhecerem essas técnicas”.

Olha outro exemplo: Aqueles que se interessarem, ao final, terão uma consultoria comigo para acabar de vez com essa timidez que tanto tem roubado as chances de vocês serem profissionais reconhecidos.

Sempre que sua plateia enxerga uma vantagem ela tende a ficar mais interessada.

Essas são as maneiras mais eficientes de você começar sua apresentação chamando a atenção para você e para a mensagem. Releia quantos vezes for necessário e crie situações para você treinar.  

Até a próxima!

Fechar Menu

Olá! Clique aqui e fale com a Dani Amorim

Estou no WhatsApp