Finalize sua apresentação como um orador profissional

Um roteiro de apresentação de uma palestra, projeto, aula, live, vídeo no youtube deve seguir os mesmos processos: ter começo, meio e fim.

Hoje estou aqui para falar do fim.

Você passou dias, semanas se preparando para uma apresentação. Fez um “brainstorming” reuniu as ideias e informações importantes, eliminou a gordura do projeto, aliás, já falamos aqui sobre objetividade, enfim, chegou a hora de finalizar sua apresentação. Acredite, concluir é mais difícil que começar. O arremate exige técnica e sensibilidade para ler a mente da plateia por meio da comunicação não verbal.

Siga essas dicas e treine, porque toda habilidade é conquistada pelo esforço, disciplina e repetição.

Divida a conclusão por partes:

  • Resuma os principais aspectos do tema da sua apresentação, mas não se demore. Reforce com convicção os principais argumentos para que sua audiência, tendo agora recebido todo o conteúdo, possa entender o contexto por todos os ângulos.
  • Lembre-se que o tema é cristalino para você porque você passou dias debruçado sobre todos os aspectos.

Os ouvintes lembrar-se-ão de inúmeras coisas, mas de nada distintamente.

William Shakespeare

Finais arrebatadores podem ter:

  • Uma citação de uma autoridade no assunto, que possa dar mais credibilidade aos seus argumentos.
  • Uma reflexão, que faça sua audiência meditar sobre tudo o que foi dito e que com a riqueza de dados que comprovem suas afirmações, eles possam concluir com base nas próprias opiniões.
  • Um agradecimento caloroso à plateia, caso você tenha percebido que estavam empolgados como você.
  • Uma história de tirar o chapéu. Aquela que aconteceu com você, com alguém ou uma empresa importante e que seja a cereja do bolo do seu tema.
  • Ação! Não adianta persuadir, encantar, convencer quem te ouve se você não obtiver o resultado desejado. Ao final, o que você quer que sua audiência faça? Seja específico. É para assinar um abaixo-assinado? Diga isso! É para comentar sua publicação nas redes sociais, compartilhar, salvar? Peça!

Jamais, em tempo algum encerre com frases como:

  • Era isso que eu vim dizer.
  • Eu acho que já disse tudo.
  • Desculpem-me por alguma coisa.
  • Eu fui convidado de última hora e não me preparei. Nossa! Essa é de morrer.

Enfim, evite mensagens vazias. Mesmo que você saiba que aquela não tenha sido sua melhor performance, mantenha a elegância e autoconfiança.

Dica de treinadora: Você deve chegar ao final da apresentação cheio de energia, motivação e transmitir emoção à plateia. Ao receber aplausos calorosos, saia antes das palmas terminarem.

Muito obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Olá! Clique aqui e fale com a Dani Amorim

Estou no WhatsApp