Não decore sua apresentação

Não decore sua apresentação

Se você tem uma reunião de trabalho onde terá que falar sobre uma ideia, um projeto de TCC para apresentar ou uma palestra para dar, lembre-se: Não decore o seu discurso.

Primeiro você pode levar um susto ao ter um branco de memória e ao esquecer uma palavra perderá toda a linha de raciocínio. Depois, um discurso decorado perde o essencial de uma apresentação: a intimidade com o assunto e tom de uma boa conversa.

No coach de comunicação e oratória sempre observo em atendimento que é natural alguns coachees ou clientes
virem com uma apresentação decorada. Para quebrar esse processo ou vício eu peço algo muito simples: conte-me uma história marcante da sua infância. O conto vem recheado de fatos que se transformam em imagens, os detalhes logo surgem, como o cheiro da comida, o dia ensolarado e um aprendizado que ficou daquela época. Nesse tipo de narração, a voz retumbante e empostada desaparece e a fala ganha ritmo e eu, que nessa hora sou plateia, fico encantada.

Toda apresentação deve ter uma história bem contada, um comunicador apaixonado pelo tema, bem preparado no assunto e com uma mensagem final que sirva de reflexão para sua audiência.

Receita infalível de sucesso: treine, ensaie em frente ao espelho, fale para pequenos grupos de amigos antes do dia D, ouça as críticas e seja positivo.

Fechar Menu

Olá! Clique aqui e fale com a Dani Amorim

Estou no WhatsApp