O mundo VUCA e você

O mundo VUCA e você

Você já percebeu que estamos num momento onde fazer previsões para o nosso futuro pessoal e profissional está muito complicado? Vivemos uma intensa incapacidade de compreender o mundo à nossa volta. São muitas incertezas, excesso de informação, hipercompetitividade, inovações no mercado e a vida passando em altíssima velocidade.

No mundo corporativo as regras estão cedendo espaço à criatividade, inovação e flexibilidade, mas ao mesmo tempo aumentam a insegurança, as demissões e os afastamentos do trabalho pela síndrome de Burnout, que tem como sintomas angústia e esgotamento físico e mental.

De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem desse mal.

Desenvolver líderes com talento para sobreviver nesse mundo em transe tem sido o grande desafio das instituições, afinal estamos falando em foco nos resultados e manter a saúde mental em ambiente tenso, pouco amistoso e que provoca alta descarga de adrenalina em nosso corpo. Sentimentos e emoções semelhantes a um período de guerra.

Esse é o mundo VUCA. Já ouviu falar?

VUCA é um acrônimo que surgiu Nos anos 90, nos Estado Unidos, para explicar os cenários instáveis e desafiadores dos campos de guerra. Esse conceito retrata os efeitos para se sobreviver em um ambiente caótico, complexo e vulnerável.  Uma boa maneira de exemplificar as mudanças que temos acompanhado nos últimos anos,  onde a globalização tem efeitos imediatos na sociedade.

Traduzido do inglês o VUCA seria o seguinte:

 Volatile- Uncertain- Complex- Ambiguous. Volátil- Incerto- Complexo- Ambíguo

A partir de 2010, o mundo corporativo, sentindo na pele as alterações avassaladoras que a tecnologia estava propondo à sociedade e quão difícil estava surfar nessa onda, passou a utilizar o modelo VUCA no mundo dos negócios para avaliar de forma holística o cenário e fazer um planejamento estratégico dentro da gestão de riscos.

Entenda o VUCA

  • Mundo Volátil: Tudo muda o tempo todo e numa velocidade sem precedentes, onde não temos condições de prever os impactos dessas mudanças. O termo que o filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017) encontrou para definir o mundo globalizado é modernidade líquida, cujas características principais são:  a fluidez, o movimento e a imprevisibilidade.  

Quer um exemplo de volatilidade?

O rádio demorou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários, a televisão levou 13 anos,  a internet 4 anos, o Facebook 3 anos e meio, o Twitter  9 meses, o Instagram 6 meses e o Pokémon levou 22 dias para alcançar 50 milhões de usuários.

  • Mundo incerto: É a baixa capacidade de confiar no futuro, já que não estamos conseguindo perceber o presente. A instabilidade do agora torna o futuro imprevisível. Um ótimo exemplo é a incerteza política que estamos vivendo ou as maneiras e estratégias para investir em marketing.
  • Mundo complexo: A tecnologia tem nos proporcionado muitas facilidades, mas nem tudo é tão simples quanto parece. Inúmeros fatores precisam ser levados em conta para descrever uma situação e para a tomada de decisão. As coisas estão interdependentes. Uma decisão aqui pode refletir em outro lugar. Você não consegue saber de tudo que está acontecendo ao mesmo tempo e nem prever as consequências que estão por vir.

Uma complexidade comum nos dias atuais é não prever com segurança o hábito de consumo do consumidor.  O que eleconsome? Em que mídia você pode atingi-lo com mais eficiência?

Outro fator de complexidade são as redes sociais, que estão criando um novo jeito de nos relacionarmos, com regras próprias e atualizações quase que diárias. Embora estejamos conectados, a nossa forma de compartilhar experiências mudou e essa transformação tem causado muita solidão. Uma estimativa diz que 1 a cada 3 pessoas no mundo sofre de solidão. É ou não é complexo viver essa falsa sensação de estar perto e fazer parte de uma aldeia global?

  • Mundo ambíguo: retrata a falta de clareza para interpretar algo. A nossa noção de causa e efeito está prejudicada. Respostas diferentes podem chegar ao mesmo resultado. Qual seria a mais adequada para o seu negócio?

 Na era de transformações aceleradas, o que era ontem, hoje já não é!

Conceitos que foram sucesso, agora caminham para o campo do engano. Um exemplo: a black Friday que foi considerada uma grande oportunidade de negócios, hoje já começa a ser vista como oportunismo e incentivo ao consumismo.

O facebook tem 52 opções de identidade sexual. Ao entrar para essa rede social você tem todas essas opções de gênero. Antes era mais simples. Sá havia homem e mulher.

No mundo VUCA tudo depende!

Depende da sua flexibilidade, adaptabilidade, resiliência e capacidade para aceitar os erros.

Será necessário entender que a comunicação precisará ser mais eficiente, ou seja, menos comunicação vertical e com mais ambientes de aprendizagem compartilhada para melhoramento contínuo, com diretrizes claras e resultados possíveis para que haja motivação e integração das equipes.

Estará capacitado para o mundo VUCA quem estiver disposto a aprender, desaprender e reaprender.

Se gostou do texto, compartilhe!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Olá! Clique aqui e fale com a Dani Amorim

Estou no WhatsApp