Tenha uma comunicação inspiradora e arrase nos palcos da vida!

Conjecture estas situações. Você recebe um convite para abrir um evento da sua empresa, tem que ser porta-voz de uma situação delicada, apresentar um projeto e explicar para sua equipe todos os passos, ou tenha que subir ao palco para dar as boas vindas aos pais e alunos durante a reunião do início do ano letivo. Você encara ou foge?

Tudo que começamos é um início de um ciclo, uma nova oportunidade e não podemos criar uma história sem planejamento, estrutura e estratégia. Seguir esses processos diminiu o medo do novo e transforma a insegurança em autoconfiança.

Tenha em mente que sua apresentação precisa ser atrativa, convincente, envolvente e conectada com os desafios da atualidade. Não se esqueça de pesquisar dados, fatos relacionados ao tema e ao momento e conte histórias inspiradoras de outras marcas que venceram situações semelhantes.

Por onde começa a conexão? Vou te dizer em poucas palavras. Pela EMPATIA!

Neste momento, seja numa apresentação de um projeto, num evento escolar ou numa reunião de equipe, precisamos entender as dores e frustrações da sociedade, dos pais, dos empresários, dos empregados, das crianças, dos jovens e dos idosos. Todas essas pessoas fazem parte do nosso dia-a-dia. Todos temos família, conhecemos alguém que está desempregado, enlutado, angustiado ou em depressão.

Cada pessoa tem passado por uma batalha interna nesta pandemia, então, se você vai subir ao palco para falar de um novo tempo, tenha nos seus olhos ESPERANÇA, ânimo nas suas palavras, sorria e reconheça as vitórias de cada um. MOTIVE as pessoas ao seu redor, pois muitas estão desesperadas.

Todos nós somos comunicadores, mas muitos ainda tremem, pois temem, com a possibilidade de enfrentar o palco. E o que é o palco? É qualquer lugar que você precise se expressar, convencer, atrair a atenção, vender, motivar, ensinar, ou seja, online ou face a face, o palco é a vida sem esse glamour todo produzido pelo marketing. São as prosas simples entre colegas de trabalho, amigos até um discurso formal de um evento com protocolos a serem seguidos.   

8 dicas para sua comunicação ser extraordinária, simples e inclusiva

  1. Seja educado. Olhe nos olhos das pessoas ao falar e ao ouvir.
  2. Saiba a hora certa para falar. Observe se é o momento de apresentar sua opinião.
  3. Não tenha um discurso presunçoso, com julgamentos. Fale menos na primeira pessoa, troque EU por NÓS.
  4. Seja claro e conciso em sua apresentação.
  5. Sorria e tenha bom humor.
  6. Desenvolva a missão, visão e valor do seu trabalho e transforme esses itens em mantras, onde todos que trabalhem com você saibam difundir a mesma ideia. Isso é propagar a cultura organizacional.
  7. Seja um bom intermediador. Não é só saber remediar ou solucionar conflitos. É também saber fazer o outro perceber seu valor e sua importância como comunicador.
  8. Cuide da sua aparência. Cabelos, unhas, barba bem feita e uma roupa bacana passam credibilidade e mostram o quanto nos amamos. A natureza não é desleixada. Nós também não devemos ser.

É preciso ter roteiro para me apresentar com segurança e passar credibilidade? Sim! Devo organizar as ideias que contemplem o grupo? Sim!

Mas isso é outro assunto. Se precisar de ajuda é só entrar em contato.

Muito obrigada e até a próxima!

Fechar Menu

Olá! Clique aqui e fale com a Dani Amorim

Estou no WhatsApp